Tipos de ações disponíveis na B3

 

Entender as particularidades dos investimentos disponíveis na B3, nossa bolsa de valores, pode ajudar o investidor a fazer boas escolhas de ativos, sempre de acordo com o seu perfil de investidor e objetivos financeiros. E para além disso, permite conhecer com mais profundidade os tipos de ações disponíveis no mercado.

Os papéis das companhias negociadas na bolsa podem ter características variadas. E por isso, é recomendado se entender bem o funcionamento de cada ação e como identificar de qual tipo ela é. Fazendo isso o investidor tem condições de tomar decisões mais assertivas e com maior grau de segurança na hora de investir seus recursos.

Mas antes de entrarmos no detalhe, e explanar a tipificação dos ativos, vamos primeiro passar pelo básico.

O que são ações?

Ações são frações de uma companhia de capital aberto, ou seja, que abriu seu capital na bolsa de valores através de uma IPO, a fim de obter recursos externos. Adquirindo uma ou mais ações dessa companhia, o investidor vira acionista ou sócio da empresa.

Esses papéis podem gerar retornos interessantes para quem os adquiriu e são considerados de alto risco. O rendimento pode ser resultado da valorização das ações ou pode vir do recebimento de proventos, como dividendos (parcela dos lucros que é repartida com os sócios).

Quais os tipos de ações disponíveis na bolsa?

É necessário entender que o investidor pode participar de maneiras diferentes na empresa, de acordo com os tipos de ações que ele detém. Vamos entender melhor as classes de papéis se pode escolher no momento de aportar seu dinheiro na compra de ações.

Ações ON

As ações ON são as ações do tipo ordinárias e são o tipo mais comum do mercado. A principal característica dessa classe é conferir ao seu detentor o direito de participar, com direito a voto, das assembleias gerais da empresa.

Dessa forma, quem detém ações ON pode, por exemplo, ajudar a eleger membros do conselho administrativo. Mas para se ter forte influência nos rumos da companhia, é necessário ter um grande número de ações, já que a participação do investidor é proporcional à quantidade de ações que o mesmo possui. Outro benefício que as ON possuem é o chamado tag along. Que é uma proteção no caso de uma mudança de controle acionário da empresa. Ele permite investidores minoritários venderem seus papéis para os novos acionistas por, no mínimo, 80% do valor do que foi vendido pelos sócios majoritários.

O direito ao voto é algo e o tag along, são vantagens bem interessantes. Mas há também um lado desfavorável das ações ON que o investidor deve ponderar. Elas não têm preferência na distribuição dos lucros da organização. E, no caso de falência da empresa, os detentores das ações ON também ficam em desvantagem. Pois eles só irão receber algum valor, se sobrarem. Pois outras classes de ações possuem preferência nesse aspecto.

Ações PN

Outro tipo de ação são as preferenciais, que levam a sigla PN, e apresentam algumas diferenças em relação aos ativos ON. Acionistas detentores de ações PN não têm direito a voto em assembleias gerais da companhia — limitando, assim, sua participação.

Apesar disso, dão a vantagem de o investidor ter preferência no momento de receber eventuais proventos distribuídos pela organização. Essa mesma regra se aplica para o caso de liquidação da empresa — as ações PN garantem a seus detentores lugares mais próximos na fila para o recebimento de eventuais valores.

Há, ainda, mais uma particularidade nessa classe de ações. A companhia pode comprar de volta o papel a qualquer momento sem a necessidade de justificativa. Outro ponto importante é que os acionistas com ações preferenciais não contam com a proteção do tag along.

Units

Além de ações ON e PN, você também encontra no mercado as units. Elas são, na verdade, certificados de depósitos de ações, que podem ser considerados um pacote de papéis. Eles são formados por diferentes classes, podendo ser compostos pelos tipos ON e PN.

Desse modo, as units podem ser uma alternativa para quem deseja aproveitar os benefícios dos dois tipos de ações. Ao adquirir um pacote, você se expõe tanto aos papéis PN quanto aos ativos ON — na proporção montada pela empresa.

Como identificar o tipo de ação?

Como você já viu, existem diferentes tipos de ações. Mas como identificar na prática as ações ON, PN ou unit?

Diferenciar entre a classe de ações é muito simples, basta relacionar o número do código da ação (ticker) que você encontra no home broker. O ticker é composto por quatro letras, que fazem menção à companhia, seguidas por um número.

Assim, o número 3 indica que a ação é do tipo ordinária, já o número 4, preferencial. Há também as units, que são indicadas pelo número 11. Veja o exemplo: a ação da Petrobras pode ser PETR3 (ações ON) ou PETR4 (ações PN) e a ação unit do Santander é a SANB11.

Mas fique atento, apesar de o 11 indicar a ação unit, o número também indica os ETFs (exchange traded funds) e os fundos de investimento imobiliários (FIIs). Eles são modalidades negociadas na bolsa de valores e não podem ser confundidos com ações.

É importante saber, ainda, que há outros números que podem compor o ticker da ação. Isso porque as companhias podem personalizar as classes de ativos que oferecem. Então, você pode se deparar com números diferentes — como 5, 6 ou 7 — no código da ação.

O número 5, por exemplo, pode ser utilizado para indicar ações preferenciais que pertencem à classe A, ou seja, que têm a garantia de recebimento mínimo de dividendos. Já o número 6 no ticker pode indicar ações preferenciais de classe B, que podem oferecer um dividendo pré-estabelecido.

Por que esse conhecimento é importante?

Nas linhas acima você pode notar que existem diferentes tipos de ação, com características bem distintas entre si. Então, ao aportar seus recursos nos papéis da empresa, é preciso escolher em qual tipo de ação você deseja investir. Afinal, as diferenças entre elas podem impactar seus objetivos e resultados.

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso. Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Investimentos, estamos aqui para isso.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário que pode ser até uma dúvida.

Seja bem vindo(a) a esse novo mundo.

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.