Como se comportar em momentos de crise

As crises econômicas sempre existiram. Por mais que a conjuntura financeira esteja indo bem no mundo, elas sempre voltam a acontecer. Afinal, a economia é cíclica. E foram exatamente os impactos das crises que a humanidade sofreu ao longo da história, que moldaram a sociedade e a forma como os países reagem diante de determinadas situações.

A boa notícia é que mesmo que os percalços surjam a partir de alterações que resultam em certo nível de caos na sociedade, a situação tende a melhorar no longo prazo. Isso é o que a história nos ensina. 

Qual é a tendência de mercado a longo prazo?

Aqui abaixo está um gráfico que compara o S&P 500, indicador que reúne as 500 maiores ações da bolsa americana, com o nosso principal indicador da nossa bolsa, IBOV11.

Nele é possível avaliar os impactos das crises econômicas nos investimentos de renda variável ao longo dos anos.

O que fica claro, é que alheio a todos os problemas que podem surgir, o mercado acionário tende a estar melhor do que em momentos anteriores. E mesmo que as crises se estendam por um tempo longo, é esperado o crescimento dos investimentos.

Por muitos momentos o cenários políticos e econômicos não estão da maneira que ele gostaria. Mas, no longo prazo, os problemas tendem a ficar no passado e a bolsa de valores tende a continuar subindo.

Por que a longo prazo a tendência é de alta nos investimentos?

A resposta é simples. A geração de riqueza ao longo das gerações faz com que a tendência de crescimento exista. O investidor que acredita na tendência de subida da bolsa no longo prazo, é o mesmo que acredita que a civilização no geral continuará progredindo.

A evolução da tecnologia traz inovações que resultam em novas formas de ter custos mais baixos. A consequência disso é ter produtos mais acessíveis, mais geração de riqueza e mais qualidade de vida para as pessoas a cada década. Essa visão pode não ficar muito clara se focarmos na crise. Mas elas são momentos pontuais que numa visão ampla não interessam. 

Por fim, no longo prazo, as relações seguem melhorando, mesmo que ainda existam conflitos a serem resolvidos. Logo, ao olharmos para um horizonte de décadas, você verá resultados de valorização nas bolsas de valores.

Qual o real impacto das crises no longo prazo?

Visto o que foi apresentado, a conclusão óbvia é que o impacto das crises no longo prazo efetivamente se dilui, como sempre aconteceu historicamente. Podemos atribuir a isso o próprio processo de aprendizado da sociedade.   

Mas afinal, como proceder em momentos de crise?

Nesse ponto você já sabe que as crises são normais e tendem a ter pouco impacto para o investidor que visa o longo prazo. Mas mesmo assim é importante saber como se comportar ao navegar por águas turbulentas. 

Preparamos algumas dicas para você, leitor:

Entenda a crise atual

É indiscutível que as crises afetam nossas vidas de diversas formas. Entender o momento e controlar o emocional é muito importante para a tomada de boas decisões.

Além de controlar o emocional, é preciso entender o que deu origem à crise, as dificuldades que ela trouxe e a melhor estratégia para enfrentá-la. 

Foque na sua estratégia

Ter um planejamento estratégico e ser fiel a essência dele, é fundamental. Não abandone sem reflexão a sua estratégia, Aproveite para reavaliá-la e verificar se você tomou as melhores decisões de investimentos. Se concluir que não, utilize o período para rever suas escolhas e buscar técnicas alternativas. 

Identifique oportunidades

Uma crise sempre traz também oportunidades. Tempos de dificuldade na economia podem fazer com que os preços das ações fiquem bem atrativos. Além de manter uma estratégia que funcione, pode valer a penas aproveitar o momento para buscar oportunidades na bolsa. Mas tome cuidado para diferenciar o que é oportunidade, do que é apenas risco.

Busque se manter informado

Não deixe de se informar. Acompanhe notícias de mercado financeiro para entender o que pode ter impacto na sua carteira.

Gostou do que foi abordado no texto acima?

Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Investimentos, escritório vinculado a Nova Futura, estamos aqui para isso.

Seja bem vindo(a) a esse novo mundo. 

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *