Entenda como funciona um fundo imobiliário ligado ao agronegócio

undo imobiliário ligado ao agronegócio

Saiba tudo sobre fundo imobiliário ligado ao agronegócio

É notável que o mercado de fundos imobiliários não para de crescer. Hoje já temos mais de 1,3 milhões de investidores na B3. Apenas de dezembro a março foram criados 24 novos fundos. Com esse volume de negócios, é natural que novos segmentos comecem a aparecer. Um dos mais novos segmentos é o fundo imobiliário ligado ao agronegócio. 

Hoje temos poucos fundos imobiliários desse tipo listados na bolsa e alguns em fase de primeira emissão. Com a primeira emissão no último trimestre do ano passado (2020), a Riza Terrax (RZTR11) foi o primeiro deles. Um outro exemplo é o fundo imobiliário Fiagro (FAM11) da Santa Fé Investimentos, que está em processo de primeira emissão.

Qual é a região que esses fundos atuam?

Esses fundos atuam em regiões consolidadas, evitando dessa forma desbravar locais com carência de infraestrutura e problemas climáticos, que interferem na cultura e no investimento. O nosso país é conhecido mundialmente por ser um gigante no agronegócio. Cada região tem uma característica de topografia e tipo de solo, que fazem com que seja mais propícia para uma determinada cultura. O milho, por exemplo, depende da altitude. Então, existem vários Brasis no agronegócio.

Sobre as fazendas, que são as geradoras de fluxo de caixa, elas têm de ser fácil de ser cultivadas, de forma a ter uma boa geração de caixa. Ou seja, em região que chove costumeiramente, de forma a ter um ciclo de produção bem ajustado, ter uma boa logística. Uma boa infraestrutura de serviços também conta, como presença dos tradings, multinacionais, produtos químicos, grandes revendas de máquinas, que possibilitem que tenha disponível todas as ferramentas. No entanto, não são características fáceis de identificar, mas que não chegam a ser difíceis para quem é do ramo. O Brasil é uma potência por conta da vantagem climática. Temos um regime de chuva que começa em setembro e termina em meados de maio.

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso. Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Investimentos, estamos aqui para isso.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário

que pode ser até uma dúvida.

Seja bem-vindo(a) a

esse novo mundo. 

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *