Você sabe a hora certa de vender uma ação?⁠⠀⁠⁠

vender uma ação

Você realmente deve vender suas ações em algum momento?

O momento de tomada de decisão de vender ou não uma ação pode ser um momento complicado para a maioria dos investidores.⁠ Porém é tudo uma questão de estratégia, ou seja, ter critérios claros pelos quais você compra e vende uma ação.⁠⠀⁠⠀⁠⁠

Então, se você quer ter clareza total da hora certa para vender uma ação, acompanhe esses ensinamentos!

Uma pergunta muito comum entre investidores é: 

“Mas eu devo vender alguma ação mesmo? Por que não só acumular?”

E apesar do mito de mercado que diz que “Você só perde dinheiro se vender”, podemos garantir que até para os mais ferrenhos seguidores do Buy and Hold, às vezes você deve sim. Isso ocorre porque as empresas entraram em sua carteira por um motivo. Seja por estarem baratas, pagarem bons dividendos ou pela empresa por trás delas estar saudável. E essas variáveis podem mudar ao longo do tempo.

Por isso, mesmo Buy and Holders, famosos por manter ações às vezes por uma vida toda, vendem suas posições quando a empresa em que estão investindo perde seus fundamentos.

Se você não acha que deve vender nenhuma ação nunca, talvez você não tenha muita clareza de porque a comprou em primeiro lugar.

COMO SABER QUANDO VENDER UMA AÇÃO?

Saber a hora de vender uma ação pressupõe saber a hora de comprar uma ação. Pode parecer pouco intuitivo, mas é verdade.

Veja o exemplo: Se você busca basicamente, encontrar as ações mais descontadas da Bolsa, o que é uma estratégia. Você vai saber quando ele estiver cara e consequentemente a hora de vende-la. Assim, você pode rebalancear a carteira trimestralmente, sabendo exatamente o que vender também!

E você pode fazer o mesmo!

Não necessariamente investir pelos mesmos critérios que nós, mas você pode ter um critério claro de compra – que se torna também um critério claro de venda.

Se você fizer isso, nunca mais terá essa dúvida!

Porém, não é apenas mudanças em uma empresa que podem fazer você pensar em se desfazer de ações…

E é por isso que separei essas 4 perguntas que você PRECISA se fazer sempre antes de vender papéis de uma empresa! ⠀⁠⠀⁠⁠

4 PERGUNTAS PARA SABER QUANDO VENDER UMA AÇÃO

1. Essa ação ainda faz sentido na minha estratégia?

Essa pergunta se refere ao que eu expliquei antes: saber o que faz você comprar uma ação é saber o que faz você vender uma ação.

2. Eu sei dizer por que tenho essa ação na minha carteira?

Essa é especialmente para pessoas que migraram do investimento sem estratégia para um método consolidado.

Essa mudança pode causar confusão na hora de compor a nova carteira.

Por isso, pergunte a si mesmo: você sabe por que essa ação está aqui? Se não, é bem possível que você a tenha comprado sem método ou estratégia.

3. Minha tolerância ao risco baixou?

Muito cuidado com essa. Nossa tolerância ao risco é alterada por eventos recentes. 

Em momentos de mercado em alta, é normal se achar mais arrojado. Em momentos de baixa, todos se dizem de repente mais conservadores. 

Atenção para não se deixar levar pelo pessimismo ou otimismo exagerados neste ponto!

Porém, é sempre bom se perguntar se você está confortável com o nível de risco de sua carteira. Se não, talvez seja hora de se desfazer de algumas ações.

4. Os prazos para meus investimentos mudaram?

Não se investe em ações para o curto prazo. Essa é a maior burrada que você pode fazer.

Se os prazos de seus objetivos mudaram para um período menor de 5 anos no futuro, pode ser importante considerar trocar parte de suas ações por renda fixa para cumpri-los!

Se você se fizer essas 4 perguntas simples, é certeza que você terá muito mais clareza se é hora de vender uma ação ou não.

Isso porque elas foram pensadas para servirem a todos os investidores, de todos os níveis.

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso. Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Investimentos, estamos aqui para isso.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário

que pode ser até uma dúvida.

Seja bem-vindo(a) a

esse novo mundo. 

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *