COMO CALCULAR A RENTABILIDADE DE AÇÕES?

A rentabilidade de ações não é algo fixo ou de comportamento perfeitamente previsível. No entanto, é possível calcular uma estimativa. Saiba como fazer o cálculo!

A maioria dos investidores não sabem como calcular a rentabilidade de suas ações. Isso acontece porque que os rendimentos desses ativos são difíceis de prever. Pois, eles dependem das relações entre as diversas variáveis do mercado.

Além disso, a rentabilidade dos papéis não é fixa ao longo do tempo, ela oscila. Em alguns momentos, ela pode ser, até mesmo, negativa. O investidor perde parte do valor aportado, se houver a venda nessas situações. Portanto, é importante entender as características desse mercado antes de investir.

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso. Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Investimentos, estamos aqui para isso.

Neste artigo, você conhecerá o passo a passo para calcular a rentabilidade do investimento em ações. Vamos nessa?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE RENTABILIDADE E LUCRATIVIDADE?

Antes de pôr a mão na massa e fazer o cálculo, é importante conhecer alguns conceitos. A rentabilidade pode ser entendida como o percentual de remuneração obtido a partir do aporte realizado.

Porém, quando o assunto é investimento em ações, é preciso considerar o potencial de retorno. Nesse caso, os rendimentos são uma expectativa, pois não é possível calcular com exatidão a rentabilidade.

Apesar na máxima de mercado que diz que rentabilidade passada não é rentabilidade futura, normalmente, os lucros passados são usados para estimar os ganhos, mas eles não são garantia de lucro futuro. Além disso, a rentabilidade pode ser nominal ou real.

No primeiro caso, temos o valor bruto que o investimento rendeu em um determinado período. Já a rentabilidade real se refere a quanto o dinheiro rendeu, de fato, após descontar a variação da inflação.

Esse valor é o que garantirá o aumento do seu patrimônio. Pois, se o investimento render de acordo com a inflação, quer dizer que ele apenas manteve o poder de compra ao longo do tempo. Na prática, isso significa que não houve ganho significativo e nem perdas substanciais.

Vamos a outro conceito importante, o de lucratividade. Trata-se de todo o ganho efetivo que você teve com o investimento. Para isso, é necessário descontar o aporte inicial, os impostos pagos e todas as taxas e tarifas cobradas. Dessa forma, é possível entender o lucro que você teve ao investir.

COMO FUNCIONA A RENTABILIDADE DE UMA AÇÃO?

Para entender como funciona a rentabilidade das ações, é importante saber que elas se expõem às oscilações do mercado. Por esse motivo, o preço dos papéis varia de acordo com a oferta e a demanda.

Há outros fatores que também influenciam, como volume de negociações, características da empresa e fatores macroeconômicos também influenciam no preço. E é por isso que não é possível saber com exatidão qual será a rentabilidade obtida ao investir.

Também não é possível garantir que haverá ganhos. Afinal, também podem ocorrer quedas nos preços, o que pode resultar em perdas no momento de vender as ações. No entanto, essa característica da renda variável faz com que ela tenha um maior potencial de rentabilidade.

Uma vantagem clara é que, ao contrário do que acontece nos investimentos de renda fixa, não há limitações para os ganhos com as ações. Dessa forma, elas podem trazer retornos maiores, na mesma medida em que podem gerar perdas relevantes.

Outro ponto importante que o investidor deve considerar tem relação com as possibilidades de ganhos. Elas podem acontecer de duas formas principais. A primeira ocorre pela venda dos ativos com valorização.

Ou seja, o investidor adquire os papéis com determinado preço e, posteriormente, vende os ativos a um preço maior do que pagou. Já a segunda se refere aos ganhos com a distribuição de proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.

Porém, também existem estratégias diferenciadas. Na especulação, por exemplo, também é possível montar operações com o objetivo de lucrar com a queda dos preços.

COMO A VOLATILIDADE PODE IMPACTAR A RENTABILIDADE DAS AÇÕES?

Volatilidade é a medida da frequência e da intensidade das oscilações de preços de uma ação. Assim, investimentos voláteis passam por constantes e intensas mudanças de preço.

O conceito está relacionado com o risco e o retorno. Assim, quanto maior for a volatilidade de uma ação, mais imprevisível é a mudança de preços. Com isso, o risco se torna mais elevado. Por outro lado, expor-se a uma volatilidade maior pode aumentar as chances de ter um retorno mais atrativo.

É por esse motivo que o conceito se relaciona com as possibilidades de ganhos com a ação. Se os preços podem variar bastante, a tendência é que ocorra um aumento do potencial de rentabilidade, como forma de remunerar o risco assumido.

QUAIS CUSTOS PODEM IMPACTAR A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS EM AÇÕES?

Saiba que para calcular a rentabilidade do investimento, é preciso saber que o mercado financeiro apresenta diversas cobranças. Assim, existe uma série de custos que, no longo prazo, podem impactar o patrimônio acumulado com os aportes em ações.

Confira os principais custos que podem afetar o desempenho da sua carteira de ações!

Taxa de corretagem

Essa taxa pode ser cobrada pela instituição financeira a partir da qual você envia suas ordens de compra e de venda. Ademais, o valor pago pode ser fixo ou calculado de acordo com o volume da operação, por exemplo.

Taxa de emolumentos

A taxa de emolumentos é cobrada quando há compra ou venda de ações na bolsa de valores. Por isso, ela pode ser classificada como custo operacional e a cobrança corresponde a uma pequena fração dos totais de cada operação

Ainda assim, no acumulado ao longo do tempo, pode afetar consideravelmente a rentabilidade da carteira de investimentos.

Impostos

Os impostos não são custos operacionais, mas também afetam a rentabilidade do investimento em ações. Para operações comuns, há um limite de isenção para vendas mensais que totalizem até R$ 20 mil. Acima disso, o Imposto de Renda é de 15% sobre o ganho de capital

Contudo, os proventos têm regras distintas: os dividendos são isentos, enquanto os juros sobre capital próprio também são tributados em 15%. 

Em operações de day trade — que começam e terminam no mesmo dia — as regras são diferentes. Nesse caso, a alíquota é fixa em 20% sobre o ganho de capital e não há faixa de isenção. Na prática, quanto maior for a cobrança de imposto, menor é o retorno líquido de uma operação.

COMO CALCULAR A RENTABILIDADE DE AÇÕES?

Agora que você sabe mais sobre rentabilidade e lucratividade de ações, é hora de entender como fazer uma estimativa do rendimento do investimento. É possível utilizar o cálculo para analisar diferentes papéis e compará-los.

O primeiro passo para calcular a rentabilidade das ações é conhecer a data de compra dos papéis. Com isso, é possível obter a cotação do ativo no dia em que você o adquiriu. Se você investe frequentemente, precisará ter os preços em diferentes momentos.

Depois, é necessário estabelecer a quantidade total de ações adquiridas. A partir dessas informações, é possível calcular o montante total aportado. Para tanto, multiplique a cotação dos papéis nas datas de compra pelo número de ativos.

Nesse momento, é importante somar ao resultado todas as taxas, como de corretagem, liquidação e emolumentos.

O próximo passo é estabelecer o valor atual consolidado. Para calculá-lo, busque a cotação atual da ação, ou seja, quanto ela vale hoje. Depois, multiplique o número de papéis da empresa em questão que você possui na carteira de investimentos pela cotação obtida.

Por fim, some os dividendos e as bonificações e subtraia as taxas e os impostos a serem pagos sobre a renda na venda dos papéis.

Agora você tem todas as informações que precisa para calcular a rentabilidade das ações. Aqui, a fórmula aplicada deve ser:

(valor atual consolidado / total investido – 1) x 100

Contudo, perceba que esse cálculo representa a rentabilidade nominal — e não a real, pois não traz o desconto da inflação. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário

que pode ser até uma dúvida.

Seja bem-vindo(a) a

esse novo mundo. 

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *