O Papel do BACEN

Bancos desempenham um papel fundamental na nossa sociedade. Sem eles não usaríamos dinheiro e provavelmente voltaríamos a realizar troca de bens. Na prática isso seria o fim da moeda e o fim do mercado financeiro. Isso porque para o bom funcionamento desse mercado, é preciso uma boa dose de regulação. E está aí a grande importância do Banco Central do Brasil.

Desde a quantia de dinheiro circulando na economia às tarifas cobradas pelos bancos, tudo que envolve as operações monetárias, de crédito e cambiais passa pelo Banco Central, que também é conhecido por aqui como Bacen, BC ou BCB.

O Banco Central do Brasil (Bacen)

O Banco Central é uma autarquia autônoma, ou seja, uma entidade que exerce suas funções com autonomia, sem subordinação a outro órgão do poder público. Criado em 1964, o Bacen é a instituição responsável por garantir a estabilidade econômica do país, por meio da manutenção do poder de compra da moeda e da regulação do sistema financeiro.

“Qualquer instituição financeira depende da autorização do BCB para funcionar e está sujeita às suas fiscalizações.”

Sem essa atuação forte no sistema financeiro, seria inviável estabelecer relações econômicas equilibradas. Por exemplo, os bancos comerciais estão sujeitos a algumas regras. É claro que eles têm liberdade para estabelecer condições de oferta de produtos. Entretanto, estão limitados pelas determinações do Banco Central, que são adotadas para assegurar direitos aos cidadãos, além de uma concorrência justa entre as empresas do setor.

Assim, alguns serviços bancários devem ser gratuitos aos correntistas, como o fornecimento de cartão de débito, compensação de cheques, entre outros. Esse é só um exemplo da importância da regulação do sistema financeiro no nosso dia a dia.

Instituições financeiras especializadas em investimento, as conhecidas corretoras de valores, também precisam ser autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central. É por isso que investir nessas instituições, muitas vezes, envolvem as mesmas garantias de segurança do que qualquer banco.

Principais Funções do Bacen

  • Emitir moeda 

A emissão de moedas talvez seja uma das funções mais conhecidas do Banco Central do Brasil. Antes de ordenar a impressão de novas cédulas, o Bacen promove um estudo para avaliar se existe demanda por mais dinheiro para suprir a atividade econômico-financeira do país. 

Caso seja verificada a necessidade de produzir mais moeda, o novo lote é encomendado para a Casa da Moeda do Brasil (CMB). 

O exemplo mais recente é o de lançamento da cédula de R$ 200. 

  • “Banco dos Bancos” 

Para garantir a liquidez do sistema bancário, o BC regula, monitora e fornece sistemas de transferência de fundos e de liquidações de obrigações. Ele é responsável por fornecer crédito a instituições com necessidades momentâneas ou intervir em situações mais graves, onde falta liquidez. 

Sua atuação se estende ainda para uma vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e operação por meio do Sistema de Transferência de Reservas (STR). 

  • Supervisionar o sistema financeiro 

Parte essencial da atuação do BC é supervisionar o sistema financeiro do país para garantir que nenhuma instituição cometa irregularidades. 

A autarquia recebe a reserva dos outros bancos e monitora a forma como cada um atua no mercado, regulando e aplicando restrições sempre que necessário. 

É do Banco Central também a responsabilidade de elaborar as regras que devem guiar o mercado por meio da emissão de resoluções e normativas para prevenir atividades cambiais e financeiras ilícitas. 

  • Planejar e executar políticas monetárias 

Além de fiscalizar o trabalho dos bancos comerciais, o BC garante a segurança financeira e econômica com o planejamento e execução das políticas monetárias aplicadas no país, através do Copom (Comitê de Políticas Monetárias). 

Essa é uma das funções mais importantes do Banco, pois é o que garante o controle na criação da moeda e do crédito. 

Para isso, o Banco Central conta com três instrumentos: o encaixe legal/compulsório, o redesconto e o mercado aberto. 

Conheça serviços oferecidos pelo Banco Central

O Banco Central atua, ainda, como uma importante fonte de informação. Por meio dos levantamentos feitos pelo órgão, é possível conferir dados de mercado, como a cotação do dólar e a taxa de juros praticada pelos bancos e instituições financeiras, bem como as tarifas bancárias. Veja quais são os dados fornecidos:

  • Taxas de câmbio

A área “taxas de câmbio”, no site do BC, oferece os seguintes serviços:

  • Conversão de moeda: nessa área, o usuário pode converter valores entre moedas do mundo todo, considerando a cotação de uma data específica.
  • Cotações e boletins: fornece cotações e boletins informativos de diferentes moedas de acordo com o período que se quer pesquisar.
  • Dólar Americano: apresenta a cotação de fechamento do dólar americano, para compra e para venda na data da consulta.
  • Paridades em relação ao euro: expõe a paridade do euro em relação às moedas europeias.
  • Tabela de moedas: reúne informações sobre moedas de diferentes países.
  • Todas as moedas: permite consultar a cotação diária de todas as moedas.
  • Taxas de juros

Na área “taxas de juros”, é possível fazer uma série de pesquisas sobre as práticas do mercado de crédito. Para pessoas físicas, estão disponíveis dados sobre taxas prefixadas relativas a operações envolvendo:

  • Aquisição de bens e veículos
  • Cartão de crédito
  • Cheque especial
  • Crédito pessoal
  • Crédito pessoal consignado
  • Desconto de cheques
  • Financiamento imobiliário
  • Leasing de veículos

Em relação as taxas pós-fixadas, também são disponibilizadas as taxas praticadas para pessoas físicas no financiamento imobiliário pós-fixado.

Para pessoas jurídicas, os dados abrangem, tanto para taxas pré e pós-fixadas, sobretudo: antecipação de recebíveis, capital de giro, cheque especial, desconto de cheques e de duplicatas.

As definições de taxa de juros do BCB afetam diretamente o desempenho de diversos investimentos. Se você deseja aproveitar o mercado de renda fixa, é preciso ter atenção nesse ponto. 

  • Tarifas bancárias

Quanto às tarifas bancárias, o Bacen orienta quais são os serviços que obrigatoriamente devem ser oferecidos pelos bancos, considerando os seguintes critérios:

  • Serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços.
  • Valores mínimos, máximos e médios por tarifa bancária.
  • Instituições e respectivas tarifas bancárias.
  • Relação das tarifas em ordem decrescente de valores.
  • Dados sobre tarifas bancárias.
  • Calculadora do Cidadão

Outro serviço prático para o dia a dia de qualquer pessoa é a Calculadora do Cidadão. Para os usuários, a ferramenta, que é muito conhecida como a calculadora da Poupança ou simulador de Poupança, realiza uma série de outros cálculos, como:

  • Resultado de aplicação com depósitos regulares: quando você aplica mensalmente uma quantia de dinheiro, sendo que irá render uma determinada taxa de juros.
  • Valor futuro de capital: quando você quer saber o valor futuro de uma única aplicação, considerando uma certa taxa de juros.
  • Correção de valores: quando você quer saber a correção de um valor por determinada taxa, como Poupança, TR, SELIC, CDI ou algum índice de preço (IGPM, IPCA e etc).
  • Simulação de financiamento com prestações fixas: quando você quer saber quantos meses serão necessários para quitar o financiamento, ou qual o melhor valor de prestação a pagar, para determinada de taxa de juros e valor financiado.
  • Cartão de crédito: quando você quer saber qual o melhor jeito de quitar sua dívida de cartão de crédito, através do parcelamento da fatura ou adquirindo outro tipo de crédito para pagá-la na totalidade.

Agora que você já conhece todas as funções e ferramentas do Banco Central, não deixe de utilizá-las para construir um bom planejamento financeiro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário

que pode ser até uma

dúvida.

Seja bem-vindo(a) a

esse novo mundo. 

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *