Saiba tudo sobre: Carteira recomendada de investimentos

Carteira recomendada de investimentos

Se você é nosso leitor frequente, vai saber da importância de diversificar os investimentos. Com essa estratégia, é possível otimizar a rentabilidade e fazer o manejo do risco. No entanto, a maior dificuldade das pessoas é em escolher os ativos que colocarão no portifólio, principalmente quando se trata de Ações.

Bem, se esse é o seu caso, uma carteira recomendada pode ser de grande ajuda. Isso porque ela simplifica para você o processo de seleção dos ativos que irão compor o seu portifólio. Dessa forma, ela é considerada uma ferramenta importante par ajudar você a chegar nos seus objetivos financeiros.

Nós, da Strike, preparamos este artigo para te ajudar a entender tudo sobre uma carteira recomendada, principalmente como ela funciona. Continue a leitura e aproveite bem o conteúdo que preparamos para você.

tudo sobre carteira recomendada de investimentos

O que é uma carteira recomendada?

Por definição, uma carteira recomendada é uma seleção de ativos feita por analistas do mercado. Eles podem incluir diversos ativos, embora o mais comum sejam as ações. Essa seleção é chamada de padrão e normalmente é acompanhada por um relatório detalhado que demostram indicadores e os motivos pelo quais optaram por tais ativos.

No caso das ações, os analistas e profissionais da área identificam empresas listadas na B3 que são boas oportunidades de investimentos, reúnem informações para embasar suas escolhas e as publicam, disponibilizando-as aos investidores. 

Como funciona uma carteira recomendada?

Você agora já sabe o é uma carteira recomendada de ações. Vamos então vê como ela funciona. As seleções dos analistas podem ser voltadas tanto para o curto quanto para o longo prazo. No primeiro caso, agrega aos especuladores, enquanto no segundo foca nos investidores. Dessa forma, as recomendações irão atender a objetivos variados. 

Uma característica das carteiras recomendadas de Ações, é a sua periodicidade. Por exemplo, a cada mês. Nessas ocasiões, os analistas podem manter os ativos anteriores ou fazer modificações. Com isso, novas empresas podem entrar na carteira sugerida, enquanto outras podem ser excluídas. O motivo é que o mercado se modifica e o portfólio deve ser rebalanceado. 

Principais tipos de carteiras de investimentos

Como já foi dito, as carteiras recomendadas podem ter focos diferentes, a depender do objetivo. Vamos então conferir alguns tipos.

Carteira de Ações

As carteiras recomendadas tradicionais visam indicar Ações com um bom potencial de valorização. O interessante é que a análise de fundamentos, bem como do cenário macroeconômico, acompanha as recomendações. 

Assim, os investidores podem verificar tudo o que foi levado em conta na seleção de cada ativo. Vale destacar que essa pode ser uma boa fonte de aprendizado para quem quer aprender a escolher Ações por conta própria. 

Carteira de Ações Small Caps

Algumas carteiras recomendadas focam em Ações de empresas small caps. Esse termo é usado para se referir a empresas menores. Muitos investidores têm interesse nelas buscando uma valorização acima da média. Contudo, tais ativos também são mais arriscados. 

O motivo é justamente o fato de estarem envolvidos em negócios mais novos. Eles geralmente não têm um histórico longo o suficiente para uma análise de fundamentos mais profunda. Também não são empresas consolidadas no mercado. Assim, podem atrair quem tem perfil mais agressivo.

Carteira de dividendos

Há investidores que têm o objetivo de gerar uma renda passiva a partir de sua carteira de Ações. Nesse caso, é importante encontrar empresas que sejam boas pagadoras de dividendos e que também apresentem solidez financeira. 

As carteiras recomendadas de dividendos atendem a essa necessidade, indicando empresas que podem contribuir para a geração de renda passiva. Nesse caso, o foco da carteira não é a valorização das Ações, mas sim o pagamento de proventos. 

Carteira ESG

Por fim, podemos citar as carteiras de Ações sustentáveis. Elas atendem, em especial, aos interesses de investidores que desejam investir em empresas que se preocupam com a responsabilidade socioambiental. Esse é o principal critério para recomendação dos analistas.

– Seleção de Fundos Imobiliários

Investir em uma Seleção de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) também é uma opção. Essa modalidade consiste na escolha de FII que possuem altas chances de valorização.

Carteira recomendada Nova Futura

A nossa Carteira Recomendada é tricampeã no ranking Exame (nos anos de 2018, 2019 e 2020), apresentando uma das maiores rentabilidades do mercado. Em 2020, nossa Carteira apresentou um rendimento de 37%. Além disso, podemos oferecer as melhores Carteiras Recomendadas para o seu perfil. Elas são compostas por ativos diversificados e promissores.

Quer saber como investir em nossas Carteiras Recomendadas? Confira o passo a passo no vídeo.

Passo a passo para Investir na Carteira Recomendada   

Como montar uma carteira de investimentos

O ideal é que ela seja criada de acordo com o seu perfil enquanto investidor. Em função disso, será possível identificar as aplicações que tendem a se aproximar de seus objetivos.

Um investidor com o perfil mais conservador, por exemplo, está em busca de segurança, ainda que isso possa limitar seus resultados. Seguindo essa lógica, pessoas com essas características estão mais alinhadas com investimentos em renda fixa, se compararmos à renda variável, que possui à volatilidade de ações e outros títulos da categoria.

Já para o investidor com perfil tido como mais arrojado, a lógica por trás da montagem da carteira segue outro critério: o risco representa um potencial de ganho. Portanto, títulos mais voláteis, como as ações, tendem a fazer parte de seu portfólio.

De uma maneira geral, o ideal é que a carteira seja montada em função do perfil do investidor, considerando suas particularidades e objetivos para que os resultados sejam satisfatórios.

Cuidados que todo investidor tem que ter

Antes de optar por uma carteira recomendada é importante ter alguns cuidados. Saiba que ela pode conter Ações que não estão alinhadas aos seus objetivos. Por exemplo, talvez você prefira evitar certas empresas ou setores.  

Além disso, algumas companhias recomendadas podem apresentar um risco maior para o investidor. Para evitar fugir das suas preferências e objetivos, conheça os critérios dos analistas e confira se eles se alinham ao que você busca na bolsa de valores. 

Além disso, fique atento a um fator: cada carteira recomendada tem objetivos específicos. Assim, não é interessante que você combine análises de diferentes profissionais, pois estaria mudando o perfil de risco e o objetivo da recomendação.  

O ideal, portanto, é seguir a recomendação como um todo. Somente desta maneira você poderá usufruir de todos os benefícios de uma carteira recomendada. 

Conclusão

Carteiras recomendadas podem ser uma boa ferramenta de investimento para diversos investidores. Para usufruir dessa possibilidade, é importante saber onde encontrá-las. É preciso buscar uma instituição confiável, com analistas certificados pelo mercado financeiro, que passem confiança ao investidor. 

E não deixe de verificar cada sugestão para ver se está de acordo com o seu perfil de investidor e os seus objetivos. Utilize as informações que viu aqui para avaliar as possibilidades. Assim, suas chances de encontrar a melhor carteira recomendada para o seu caso aumentam! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário que pode ser até uma dúvida.

Seja bem-vindo(a) a esse novo mundo. 

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *