Ações

Opção ideal para investidor mais arrojado, e que quer investir a médio ou longo prazo.

O que são ações?

Também chamada de “Papel”, ação é um título que representa um pedaço de uma empresa, que você pode comprar na Bolsa de Valores através da Strike Investimentos (NOVA FUTURA C.T.V.M. LTDA.). Quem compra uma ação está adquirindo uma cota de determinada empresa, tornando-se um acionista, ou seja, um sócio. Os preços da ações oscilam diariamente de acordo com o mercado e tendem a acompanhar o ritmo da economia.

*Ao comprar ações, você se torna sócio de grandes empresas, mas não tem garantia de rentabilidade. Por isso o mercado de ações é considerado um investimento de risco. O risco está relacionado aos ativos em que você investe. A Strike Investimentos auxilia no monitoramento das suas operações e pode orientá-lo sobre possíveis divergências.

  • Risco: Alto
  • Liquidez: Alta
  • Tipo: Renda Variável
  • Aporte Mínimo: Não há

Características

  • Rentabilidade histórica superior às aplicações de renda fixa;
  • Alto potencial de rentabilidade;
  • Recebimento periódico de dividendos;
  • Você se torna sócio da empresa;
  • Ótimo investimento no longo prazo;
  • Possibilidade de diversificação.

Operações

  • Compra e venda a vista;
  • Compra e venda descoberta;
  • Compra a termo;
  • Conta margem;
  • Aluguel (Emprestimo de ações BTC);
  • Ofertas públicas (IPOs).

Estratégias

  • Day Trade;
  • Swing Trade;
  • Venda Coberta (Aluguel);
  • Algo-trades;
  • Long & Short;
  • Financiamento com Opções.

Tipos de ação

Os principais tipos de ação com maior rentabilidade e possibilidade de ganho com o crescimento e distribuição de lucro das empresas.

A sigla BTC significa “Banco de Títulos CBLC”. É um serviço de aluguel de títulos que atende tantos aos que querem emprestar, quanto aos que querem tomar emprestado um ativo financeiro mediante aporte de garantias. A Bolsa atua como contraparte e garante as operações.

O acesso ao serviço se dá por meio de um sistema eletrônico. Para efetivar a operação o tomador se compromete a pagar ao doador uma taxa livremente pactuada entre as partes e o emolumento cobrado pelo BTC. Todos os proventos declarados pelo emissor do título durante a vigência do contrato são reembolsados ao proprietário original, que empresta os títulos. No final do prazo acordado, o tomador deve devolver os títulos emprestados ao proprietário.

Operações envolvendo Aluguel BTC

 Proporcionam vendas no mercado à vista e liquidação de operações realizadas no mercado a vista;
 Garante operações nos mercados de liquidação futura e cobertura no lançamento de opções de compra.

Estratégias com Aluguel BTC

 Doador: Investidor proprietário das Ações. Ou seja, quem empresta as Ações;
 Tomador: Investidor que solicita o empréstimo e necessita de aporte de garantias para realização da operação.
 WALPIRES CCTVM S/A: Intermediadora de todas as operações.
 BM&F: Garantidora de todas as operações.

Características do Aluguel BTC

 Facilidade de aquisição com acompanhamento de Mercado;
 Possibilidade de liquidez diária e de diversificação;
 Ótimo investimento no longo prazo, com taxas de administração competitivas.

IShare é uma família de Fundos de Índice (Fundos de Investimentos em Índices de Mercado), conhecidos em outros países como ETFs (Exchange Traded Funds). Cada Fundo de Índice iShares busca retorno de investimentos que correspondam, de forma geral, ao desempenho de um determinado índice de referência.

Operações envolvendo iShare

 Proporcionam vendas no mercado à vista e liquidação de operações realizadas no mercado a vista;
 Garante operações nos mercados de liquidação futura e cobertura no lançamento de opções de compra.

Estratégias com Aluguel BTC

 Doador: Investidor proprietário das Ações. Ou seja, quem empresta as Ações;
 Tomador: Investidor que solicita o empréstimo e necessita de aporte de garantias para realização da operação.
 WALPIRES CCTVM S/A: Intermediadora de todas as operações.
 BM&F: Garantidora de todas as operações.

Características do Aluguel BTC

 Facilidade de aquisição com acompanhamento de Mercado;
 Possibilidade de liquidez diária e de diversificação;
 Ótimo investimento no longo prazo, com taxas de administração competitivas.

Oferta Pública, também conhecida como IPO, ocorre quando uma empresa decide fazer a abertura de seu capital por diversos motivos, entre eles captar recursos financeiros para financiar novos investimentos da companhia. A IPO ocorre da seguinte forma:

  1. Essa empresa procura por uma instituição financeira para prestar o serviço de emissão de ações, conhecido como Lançamento de Ofertas Primárias.
  2. Ocorre emissão de ações no Mercado Primário, conhecido como Oferta Pública.
  3. Após o processo de IPO (período de reserva, bookbuilding e liquidação), as ações da empresa começam a ser negociadas no mercado da Bolsa de Valores.

A IPO também acontece quando os investidores ou acionistas transacionam ações de sua titularidade no mercado; nesse caso ocorre o lançamento de Ofertas Secundárias.

Tipos de IPO

 Oferta Primaria: IPO cujo objetivo é a venda de novas ações com a captação de recursos para a empresa. pode existir quantas a empresa desejar fazer.
 Oferta Secundária: IPO cujo objetivo é a venda de ações já existentes por parte dos atuais acionistas da empresa. Também podem existir quantas IPOs os acionistas desejarem fazer (a Redecard, como exemplo fez duas além da IPO, que foi mista). A venda das ações é feita dessa forma para impactar o menos possível o preço das ações (imagine um grande acionista vendendo ao mercado milhões de ações de uma vez só).
 Inicial: Oferta Pública Inicial ou IPO é a oferta em que a empresa ainda não possui o capital aberto e não negocia ações em Bolsa.
 Subsequente: É a oferta realizada pela empresa que já possui o capital aberto, com seus ativos negociados em Bolsa, e deseja realizar novamente uma oferta pública.
 Oferta Pública de Aquisição: A Oferta Pública de Aquisição (OPA) é realizada para comprar ações de acionistas minoritários, em função, de alienação de controle, cancelamento do registro de capital aberto, entre outro motivos.

Características da IPO

 Facilidade de aquisição com acompanhamento de Mercado;
 Possibilidade de liquidez diária e de diversificação;
 Ótimo investimento no longo prazo, com taxas de administração competitivas.

O Mercado de Opções é o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercícios pré-estabelecidos.

Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas. Uma vez que os preços e retornos dos instrumentos financeiros estão sujeitos a flutuações imprevisíveis, as Opções podem ser usadas para adaptar o risco as expectativas e metas do investidor.

Os participantes do mercado que usam opções para limitar os riscos de oscilação de preço (operações de “hedge“) são conhecidos como “hedgers“. Entretanto o mercado também precisa de participantes que estejam dispostos assumir o risco: estes são chamados de “especuladores”.

Vantagens de investir em Opções

 Financiamento – Vender coberto: significa ter uma carteira de ações e vender as opções de compra na mesma quantidade com o objetivo de rentabilizar a carteira;
 Proteção – Trava de Baixa: Significa comprar um direito de venda, permitindo que possa vender as ações a um preço combinado caso a ação perca valor;
 Alavancagem – Comprar ou vender a seco: Significa comprar ou vender uma opção pensando na valorização ou desvalorização da mesma.

Riscos de investir em Opções

O Mercado de Opções possui alguns riscos específicos. As opções tem validade e são ativos que se extinguem. Assim, após a data do vencimento, as opções perdem totalmente o seu valor.

Alem disso, o titular da opção (o comprador), pode perder a totalidade do capital investido. Já o lançador das opções, (o vendedor) está comprometido em entregar os títulos. Caso não os possua, está numa situação de altíssimo risco, uma vez que o mercado pode movimentar-se em direção à sua expectativa.

É importante que o investidor conheça profundamente a mecânica específica desse mercado antes de efetuar sua primeira operação com opções.

Características de Opções

 Liquidação feita em 1 dia útil;
 As opções permitem que o investidor alavanque sua posição;
 Foi criada com o objetivo de proteger o ativo principal;
 Favorece o especulador pelo alto grau de alavancagem;
 Risco de perda total do patrimônio;
 Possibilidade de proteção (hedge)de sua carteira de ações;
 Alto nível de alavancagem para especulação;
 Possibilidade de alavancar sua rentabilidade.

São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos.

Como comprador ou vendedor do contrato a termo, você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixado ainda na data de realização do negócio. A data de realização do negócio e a realização são pré-estabelecidas para uma data futura. Os contratos a termo somente são liquidados integralmente no vencimento. Podem ser negociados em Bolsa e no mercado de balcão.

Vantagens de investir em Termo

Alavancagem de seus investimentos.

Risco do Termo

Por não oferecer garantia de retorno, devem ser considerados investimentos de risco.

Caracteristicas de Termo

 Público alvo: Investidores em geral;
 O contrato a termo é uma arquitetura para clientes com perfil agressivo que buscam uma solução para se alavancar em um determinado ativo. Para tanto define-se um período no qual o contrato terá validade e inclui-se um taxa pré-determinada no ato da operação.

Dúvidas? Nosso time de especialistas está pronto para te atender:

COM QUEM TRABALHAMOS

Contamos com os melhores parceiros no Mercado Financeiro para que que seus investimentos atinjam voo mais altos, com segurança e confiabilidade.

A Strike Investimentos é um agente autônomo credenciado da NOVA FUTURA C.T.V.M. LTDA. que é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. i.c.v.m. 380, art. 4º, § único. A senha e assinatura digital, de uso pessoal e intransferível, criadas pelo próprio cliente, são de seu conhecimento e uso exclusivo. A assinatura digital valerá como assinatura do cliente para qualquer transação efetuada. A NOVA FUTURA C.T.V.M. LTDA. poderá bloquear uma delas ou ambas quando julgar o seu uso como irregular.

Contato por E-mail | Ouvidoria Nova Futura: 0800 724 3080 | Em caso de indisponibilidade do Home Broker, clique aqui