Saiba tudo sobre: Liquidez do investimento

Você sabia que mais importante do que rentabilidade de um investimento, é a sua liquidez?

Ter ciência se a liquidez do investimento é diária, ou não, é saber da capacidade que a sua aplicação tem de ser convertida em dinheiro na conta corrente. Quanto maior for a velocidade desse processo, mais liquidez seu investimento possui.

Leia também o nosso artigo “tudo sobre: poupança x Tesouro Direto”.

Qual caso a liquidez é mais importante do que a rentabilidade? A resposta para essa pergunta é: EM TODOS OS CASOS. Imagine que você pode precisar do seu dinheiro e não o ter disponível. Nesse caso, não importa se o seu investimento está rendendo 220% do CDI se você não poderá usá-lo.

Uma observância comum ao mercado é que quanto mais alto o rendimento, menor será a sua liquidez. Isso leva a necessidade de se saber investir a curto, médio e longo prazo levando em conta a liquidez necessária para atingir os seus objetivos.

Em uma situação em que o investimento é pensado a médio e longo prazo, deixar a liquidez de lado e priorizar a rentabilidade pode fazer sentido. Para que você saiba tudo sobre isso, a nossa equipe preparou esse artigo com dicas e exemplos. Tudo com profundidade e linguagem adequada para que você, investidor, saiba tudo sobre o tema abordado.

Veja o que você vai encontrar nesse artigo:

  • Introdução – O que é liquidez?
  • Liquidez do Tesouro Direto, poupança, CDB e outros investimentos
  • Equilibrando os três pilares: liquidez, rentabilidade e risco
  • Calculando a liquidez dos investimentos
  • Investimentos por liquidez
  • Conclusão

Se tiver qualquer dúvida, pode deixar um comentário no final dessa página que você será respondido.

Aproveite e Boa leitura!!!

Introdução – O que é liquidez?

Todos os investimentos possuem essa característica importante.

A possibilidade e/ou facilidade de resgatar o valor investido e o seu lucro, é a liquidez desse investimento. Sua importância é enorme para aqueles que não conseguem deixar “parado” por muito tempo.

Como a maior parte dos brasileiros tem dificuldade de fazer uma reserva financeira, o resgate é quase sempre feito ao menor sinal de imprevisto. E essa é uma das razões para a maioria não obterem rentabilidades interessantes.

Veja abaixo alguns exemplos de liquidez e o que eles significam:

TermoExplicaçãoExemplo
Liquidez Diária ou D+1O dinheiro entrará na sua conta no próximo dia útil após solicitação de resgateTesouro Selic
Liquidez Imediata ou D+0O dinheiro entrará na sua conta no momento do resgateFundos de investimentos d+0
Liquidez no VencimentoO dinheiro só retorna no fim do prazo de vencimento do investimentoLCI & LCA (Títulos de R. Fixa)
D+30O dinheiro só retorna após 30 dias após solicitação de resgateFundos de investimentos D+30
Liquidez nulaO dinheiro não tem um prazo para entrar na sua conta.Venda de um imóvel

Na hora de escolher uma aplicação, quem vai dizer qual a melhor relação entre rendimento e liquidez é o seu perfil de investidor.

Sempre recomendamos que você procure um especialista em finanças e/ou melhore sua educação financeira em conjunto com um bom planejamento financeiro pessoal.

É dessa forma que você conseguirá construir a sua reserva financeira, que é o seu dinheiro guardado para emergência e que pode bancar o seu estilo de vida por um período determinado.

Para posições de curto prazo em sua carteira de investimentos, o principal fator a ser considerado é a liquidez de cada investimento. Pois, eles não devem ter uma liquidez que impedirá o uso do dinheiro reservado para um objetivo.

Liquidez diária de um investimento

Para aplicações de curtíssimo prazo, essa é uma das principais características a ser considerada. Quando o processo de início de resgate e compensação financeira na conta corrente ocorre em 24h, dizemos que o investimento possui liquidez diária.

Hoje contamos com dois investimentos de renda fixa (Tesouro Selic e os CDBs de curtíssimo prazo) e vários tipos de fundos de investimento que oferecem liquidez diária. Os dois investimentos de renda fixa citados acima, garantem um rendimento próximo a 100% do CDIo equivalente a taxa básica de juros.

Liquidez do Tesouro Direto e outros investimentos

A poupança, por exemplo, apesar de oferecer liquidez diária possui um rendimento irrisório que costuma seguir abaixo da inflação.

Um dos motivos mais comuns para manter o dinheiro na poupança é a comodidade de tê-lo de volta quando você precisa.

O grande problema da poupança, além da baixa rentabilidade, é que ela tem um aniversário. Significa que se você resgatar em qualquer dia que não seja o seu aniversário mensal, haverá perda de rentabilidade.

Já o Tesouro Direto, além de mais rentável que a poupança, possui liquidez garantida pelo Tesouro Nacional todos os dias. Ao solicitar o resgate, no outro dia o dinheiro estará na sua conta sem perda alguma de lucratividade.

Outra aplicação em renda fixa de fácil resgate é o CDB (Certificado de Depósito Bancário), modalidade pela qual você empresta dinheiro aos bancos em troca de juros.

No caso das ações, a liquidez varia de acordo com o ativo: os papéis mais valorizados do momento geralmente são também os mais fáceis de negociar.

Na maioria dos casos, os investimentos mais fáceis de resgatar são os mesmos que costumam oferecer rentabilidade e riscos menores, como mostra o clássico exemplo da poupança.

Portanto, além de buscar informações sobre as diversas modalidades de investimento, é imprescindível que o investidor se organize financeiramente para o que pode acontecer no curto, médio e longo prazo. 

Assim, fica mais fácil tirar o melhor proveito da liquidez de cada tipo de investimento, rentabilizando ainda mais a sua carteira.

No mais, existe um requisito tão importante quanto a liquidez na hora de escolher a sua aplicação: a relação entre risco e rentabilidade.

Equilibrando os três pilares: liquidez, rentabilidade e risco

Não é porque um investimento possui liquidez diária ou mensal que você deve resgatar o dinheiro assim que puder ou precisar.

Essa característica emergencial só cabe em seus investimentos que formam sua reserva de emergência, como o Tesouro Selic.

Quanto mais arriscado ele for, mais rentável será a médio e longo prazo.

Existe uma regra no mercado entre rentabilidade e risco. De forma geral, quanto mais risco e menor liquidez, maior a rentabilidade. O contrário também é verdade.

Veja no gráfico essa relação e onde se encontram os investimentos mais comuns:

Liquidez

Os fundos de investimentos que mesclam ações em seus ativos são aplicações mais agressivas. Sendo assim, eles podem apresentar até resultados negativos a curto prazo. 

E como é de conhecimento comum de quem trabalha com renda variável, o prejuízo só acontece quando você encerra sua posição (resgata o dinheiro).

É fundamental entender que ao aplicar de forma mais agressiva, é preciso esperar o melhor momento para de fato resgatar o dinheiro, ou seja, um momento de valorização dos seus ativos.

Momentos de instabilidade política e econômica podem assustar, principalmente se você é um investidor que ainda está dando seus primeiros passos. 

Caso alguma aplicação sua sofra com situações externas assim, fique calmo e não liquide seus investimentos. Na verdade, essa é a hora de comprar mais.

Não deixe de consultar nossos especialistas em momentos assim. Eles estão disponíveis durante todo o horário comercial nas salas de aulas ao vivo na InvesTV.

Como calcular a liquidez dos investimentos

A liquidez dos investimentos é expressa em duas formas diferentes.

De forma subjetiva, como citado, a liquidez pode ser baixa, alta ou média. Em caso de baixa liquidez, o seu investimento provavelmente só pode ser resgatado sem perdas de rendimento no prazo de vencimento.

E por outro lado, em caso de alta liquidez, o investimento deve ser acessível a qualquer momento, como ocorre com aplicações de curtíssimo prazo.

A outra forma de expressar a liquidez é exata. Ela é vista pela conta ‘D + Número de dias úteis’. Quem já investiu em fundos de investimento já viu esse tipo de expressão.

Essa é uma expressão exata que conta os dias úteis que o seu dinheiro demora para entrar na conta corrente depois da solicitação de resgate. 

Exemplo prático

Caso um fundo de ações possua D+30 por exemplo, significa que depois de decidir pelo resgate, demorará 30 dias úteis para que o capital e a sua rentabilidade fiquem à sua disposição.

Como visto, é preciso ter certeza no momento da aplicação para evitar um resgate antecipado. Caso o investimento seja em Tesouro Selic, o resgate é em D+1.

Assim, você solicita hoje às 16h por exemplo e deve receber o dinheiro até o próximo dia útil, às 16h.

Qual o melhor investimento por liquidez: onde aplicar?

Esses investimentos possuem liquidez diferentes. Veja as opções mais populares.

Tesouro Selic

É indiscutível que essa é a melhor opção para formar uma reserva de emergência para situações como uma doença ou uma manutenção inesperada no carro.

Trata-se de um investimento extremamente seguro e com a desejada liquidez diária (D+1).

CDB

O Certificado de Depósito Bancário, como o Tesouro Direto, pode ser muito flexível, possuindo diversas opções de liquidez.

A sua principal diferença em opções de liquidez diária é que os CDBs possuem uma aplicação mínima maior do que a do Tesouro Selic e uma rentabilidade um pouco menor.

No entanto, em opções de curto prazo até 12 meses, o CDB garante um retorno melhor do que o Tesouro Selic. Nesse caso, é fundamental levar o título até a data de vencimento. 

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliárias e do Agronegócio tem a isenção de imposto de renda como principal diferença. Por isso, essa aplicação sofre também com uma rentabilidade um pouco inferior aos CDBs de forma nominal.

É possível encontrar LCIs e LCAs de 90 dias a 3 anos de prazo. A sua liquidez é a data de vencimento e assim como todos os investimentos de renda fixa, você contará com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

Fundos de investimento

Os fundos de investimentos não possuem proteção do FGC, no entanto eles são opções muito seguras no que diz respeito ao risco do responsável pelo fundo falir e dar o calote nos investidores.

Mesmo que ele venha à falência, o mais provável é que outro fundo compre a dívida e mantenha os investimentos.

Existem 4 categorias principais de fundos:

Fundo de Renda Fixa (focam em ativos conservadores)

Fundos Multimercado (mesclam mercados conservadores e agressivos)

Fundos de Ações (focam em ativos agressivos)

Fundo de Câmbio (focam em ativos agressivos)

Cada um expõe o seu capital a diferentes riscos e são ótimos para investidores com pouco tempo, mas que precisam diversificar suas posições.

Conclusão

Pronto para investir em ativos que possuam uma liquidez compatível com seus objetivos?

A liquidez do investimento, como vimos, é um importante aspecto que deve ser levado em conta em toda formação e manutenção de carteira de investimentos.

Primeiramente, para evitar incômodos como a necessidade de dinheiro para objetivos e a perda de rentabilidade por saques não programados.

Portanto o investidor consciente mapeia todas essas necessidades e investe de acordo com elas, ou seja, mantendo uma boa margem com liquidez imediata enquanto imobiliza o resto do dinheiro em diferentes datas de vencimento para 1, 2, 4, 10 anos ou mais.

É um erro alocar todo o capital em ativos de liquidez diária. Você deve programar o seu futuro a médio e longo prazo. E para esses investimentos, a liquidez deve ser deixada de lado para priorizar o rendimento máximo.

Para continuar aprendendo sobre investimentos recomendamos que você leia outros textos do nosso blog:

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso. Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Investimentos, estamos aqui para isso. Temos uma equipe especializada em investimentos com assessores certificados ANCORD com ampla experiência de mercado para atender você.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário que pode ser até uma dúvida. 

Seja bem-vindo(a) a esse novo mundo. 

Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *