O que é a B3?

 

Se você pretende investir em renda variável, é muito importante que você entenda o ambiente onde toda negociação acontece, a bolsa de valores. No caso do Brasil, a bolsa de valores oficial é a B3 e está sediada na cidade de São Paulo, na praça Antônio Prado. Seu nome é em referência às letras iniciais de Brasil, Bolsa, Balcão. E de forma estilizada fica como [B]³.

A B3 surgiu após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) em 22 de março de 2017 e desde então ela está ligada a todas as bolsas de valores brasileiras. Antes disso a BM&FBOVESPA havia surgido em 8 de maio de 2008, quando houve a fusão das antigas Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) com a Bolsa de Mercadorias de Futuros (BM&F).

A Bolsa é uma entidade auto reguladora que opera sob supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A sua função é ser o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como opções.

A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão. Sociedade de capital aberto – cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado –, a Companhia integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros.

As atividades incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. A B3 também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro. Por meio da sua Infraestrutura para Financiamento, veículos e imóveis, a Companhia oferece produtos e serviços que suportam o processo de análise e aprovação de crédito em todo o território nacional, tornando o processo de financiamento mais ágil e seguro

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso. Sempre recomendamos que você também busque uma assessoria especializada e nós da Strike Investimentos, estamos aqui para isso.

Aqui está link para o site da B3: http://www.b3.com.br/pt_br/

Seja bem vindo(a) a esse novo mundo.

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *