RLP (Retail Liquidity Provider) Como funciona!

RLP, ou Retail Liquidity Provider, nada mais é do que um mecanismo recente no mercado nacional para negociações na bolsa de valores brasileira, a B3.

Este artigo é para te ajudar com todas as principais informações deste novo modelo de negociação, que pode revolucionar o mercado brasileiro, gerando benefícios para os investidores.

O que é Retail Liquidity Provider? 

A RLP, sigla em inglês para Retail Liquidity Provider, é um mecanismo de negociação adotado pela B3 que promete maior liquidez e melhores condições de preço para o mercado.

Em uma tradução literal para o português, temos algo como Provedor de Liquidez para o Varejo. Que na prática permite que a corretora ou atue como contraparte das negociações.

Partindo desse ponto, pode-se promover melhores condições de liquidez para as operações, no melhor preço de mercado para os investidores pessoas físicas.

Esse sistema de RLP começou a ser usada no Brasil em agosto de 2019, após um período de avaliação pública promovida pela B3.

Porém a princípio, o RLP fica disponível apenas para minicontratos futuros de dólar e de índice.

Como Funciona a RLP na Prática?

As negociações seguem normais ligadas ao sistema de negociação da bolsa (PUMA Trading System). Por isso do ponto de vista operacional, não há mudanças significativas para o investidor acostumado a operar na B3. 

Mas algumas particularidades devem ser destacadas.

A característica mais primordial é que todos os negócios realizados via RLP têm como contraparte própria a corretora.

Para ter acesso aos benefícios da RLP, antes de qualquer coisa, o investidor deve aderir ao mecanismo e autorizar a sua corretora a realizar ofertas através do mecanismo.

Então, as negociações poderão ser realizadas internamente com a carteira própria de clientes da instituição financeira.

Na prática, a corretora disponibiliza uma oferta e o investidor manifesta a sua intenção de compra ou venda de determinada quantidade. E o preço, nesse caso, deve ser o melhor presente no mercado naquele momento.

Dessa forma, ao operar minicontratos de dólar e índice, o investidor dispõe de valores mais atrativos ou, no mínimo, iguais aos disponíveis no book de ofertas.

A consequência disso é que à corretora pode promover um fluxo mais dinâmico para as ordens de compra e venda de seus clientes.

Vantagens da RLP

A RLP pode oferecer vantagens aos investidores pessoas físicas.

O mecanismo já faz parte de outros mercados fora do Brasil e passou a ser usado na bolsa brasileira.

Confira alguns dos benefícios:

Liquidez

Com as corretoras e bancos de investimentos atuando como contraparte das negociações, a RLP oferece maior liquidez para as negociações de minicontratos de dólar e índice (mini-índice e minidólar). 

Eficiência

O mercado negocia, todos os dias, cerca de 6 milhões de minicontratos. Com a implementação da RLP, é facilitada a saída das operações com melhor preço – e esse volume tende a aumentar.

Preço

As operações com a RLP devem ser executadas com preços melhores ou iguais aos do book de ofertas.

Transparência

A RLP é fiscalizada pela CVM e todas as operações executadas por meio dela devem ser divulgadas pelas corretoras mensalmente, garantido um bom nível de transparência.

Otimização do Preço Médio

A RLP atende todas as ordens do cliente ao primeiro nível de preços. Assim, o investidor poderá deixar de se preocupar com o preço médio.

A Retail Liquidity Provider ainda é um recurso novo e pouco explorado no mercado nacional.

Os investimentos em minicontratos podem ser uma boa opção para os pequenos investidores.

Nesse mercado, é possível operar alavancado, apostando nas oscilações de produtos como moedas e índices.

Por isso, algumas corretoras zeraram a taxa para investimentos em mini-índice e minidólar para os clientes que ativarem o RLP em sua conta. Assim, fica mais fácil e barato investir em minicontratos.

De maneira simples, um minicontrato é um acordo de compra e venda de produtos em uma data futura.

Esse tipo de negociação já é bastante conhecido no mercado, sendo realizado pela bolsa de valores e mais indicado a investidores com perfil arrojado e objetivos de curto prazo.

Como a RLP Impacta o Mercado

A RLP traz como principal objetivo resolver problemas de liquidez no modelo de oferta disponível no mercado.

Assim, o novo sistema se propõe a acabar com as dificuldades dos investidores que não conseguiam negociar seus ativos a um único nível de preços.

Esse novo modelo possibilita que os intermediadores do mercado atuem como contraparte nas negociações, ou seja, se tornem provedores de liquidez através da execução completa das ordens dos clientes pessoas físicas.

Na prática, a RLP permite que as corretoras se tornem uma espécie de agente ofertante no mercado, com atuação tanto do lado da compra quanto do lado da venda, e sempre no topo do book de ofertas.

Nesse sentido, o mecanismo garante a melhor oferta compradora e vendedora no momento da ordem a mercado.

Por fim, como a RLP facilita a saída nas negociações com um preço melhor, espera-se que o volume de operações cresça consideravelmente, aumentando a eficiência de todo o mercado.

Vale observar o período de testes do mecanismo para confirmar ou não as expectativas quanto ao seu impacto no mercado.

Regras da RLP

Uma série de regras foram colocadas em prática não apenas para garantir o funcionamento da RLP, como também para confirmar as vantagens esperadas para os investidores.

Veja quais são elas:

Uso exclusivo para pessoas físicas

O objetivo da RLP é trazer liquidez para os investidores pessoas físicas, portanto, a oferta será realizada apenas para esses clientes.

Disponível apenas para minicontratos

A RLP ficará disponível apenas para minicontratos de índice e de dólar.

Limitado a ordens de mercado

A oferta de RLP fica limitada apenas para ordem de mercado, ou seja, aquela que agride as ofertas do book.

As condições devem ser iguais ou melhores do que as do mercado

Esse é um ponto importante, pois garante que a oferta da RLP seja, de fato, vantajosa.

Por exemplo, se o mercado estiver com spread mínimo de 5 pontos no caso do mini-índice, então, o intermediador terá de oferecer a RLP no bid e/ou no ask.

Por outro lado, se o spread estiver maior que o tick (variação) mínimo de 10 ou 15 pontos no mini-índice, a corretora terá de cobrir e fechar o spread para o investidor, oferecendo, assim, o melhor preço no bid e ask.

Dessa maneira, a RLP deve ser melhor ou, no mínimo, igual ao que está sendo exibido no book de ofertas.

Ajuste automático de preço

O ajuste deve acontecer automaticamente, conforme às variações do mercado.

Assim, se a cotação do mercado subir ou cair, o intermediador deve atualizar a RLP para acertar de acordo com os preços e spread do mercado.

Volume máximo de negociação

Inicialmente o volume máximo de negociações do mecanismo foi de 15%, e hoje já chegou a 50%, lembrando que não é o mesmo para todas as corretoras nem para os tipos de contratos (min-índice e minidólar). Esse valor será revisado mês a mês pela B3.

Conclusão

As expectativas são de que o RLP possa revolucionar a sua dinâmica, atraindo novos investidores varejistas e aumentando o volume de negócios na bolsa B3.

Inicialmente a RLP está disponível apenas para as negociações de minicontratos de índice e de dólar, mas nada impede que, no futuro, seja expandida para outras operações, incluindo ações. Inclusive, essa é a expectativa em torno do mecanismo.

Nesse primeiro momento, é importante observar qual vai ser a aceitação desse novo modelo de negociação pelos investidores e pelas autoridades que regulamentam o mercado.

Durante o período inicial, é possível que surjam novos argumentos a favor da RLP, ou novos pontos que inspirem a cautela.

De qualquer maneira, cada investidor deve avaliar se a RLP é, ou não, vantajosa para seu perfil e então aderir a ela.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário

que pode ser até uma dúvida.

Seja bem-vindo(a) a

esse novo mundo. 

Um abraço

Time Strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *